Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

 SUMO XANGO


Rating: 2.8/5 (456 votos)



ONLINE
4


Nº DE VISITAS

O que são as Xantonas?

O que são as Xantonas?

As xantonas são uma classe, recentemente descoberta, de compostos polifenólicos biologicamente activos, estruturalmente similares aos bioflavonóides.
A
s xantonas são pouco comuns na natureza. A maioria delas existem em apenas duas famílias de plantas - Guttiferae e Gentianaceae. Até hoje foram descobertas e classificadas aproximadamente 200 xantonas, 43 das quais estão presentes no mangostão, sendo actualmente, a maior fonte de xantonas da natureza. Existem outras plantas medicinais na natureza com uma ou duas xantonas, mas nenhuma se aproxima da concentração existente no mangostão.

Estrutura das Xantonas

As xantonas são moléculas activas com uma estrutura de seis anéis de carbono conjugados, caracterizadas por ligações múltiplas de duplo carbono, o que lhes confere uma grande estabilidade.

Todas as xantonas possuem a mesma estrutura central. O que torna as várias xantonas únicas são as cadeias laterais de ligação. Como exemplo da versatilidade, note-se as várias ligações laterais do alpha mangostão, gama mangostão, e Garcinone E, que são 3 das 40 xantonas do mangostão, que fornecem a esta fruta muitas das suas propriedades medicinais.

Benefícios conhecidos das Xantonas

As xantonas trazem vários benefícios para a saúde e bem-estar, através das suas propriedades anti-histamínica, anti-inflamatória, anti-tuberculose, anti-cancerígena, anti-bacteriana, antioxidante, anti-viral, anti-convulsivante, entre outras.
Estudos mais recentes demonstram que, enquanto as xantonas são nutricionalmente os elementos mais importante no mangostão, as catecinas, os polissacarídeos, as proantocianidinas e os esteróis desempenham também um papel muito importante, ao fornecer ao fruto com qualidades medicinais inigualáveis.

"As xantonas revelam uma considerável actividade biológica importante, e é surpreendente que nenhuma tenha utilização em medicina." (Taylor, Frost. Phytochemical Dictionary; 1983.)


Desde há muito tempo que os cientistas perceberam a importância dos anti-oxidantes, nomeadamente aqueles encontrados em algumas vitaminas, especialmente a vitamina C e a Vitamina E. Desde então novos fitonutrientes, com enorme actividade biológica e anti-oxidante, foram encontrados na natureza. As xantonas estão a impressionar a comunidade científica pelas suas características e potencial terapêutico. As Xantonas são ainda classificadas como “adaptogénios”, pela sua capacidade única de se adaptarem às necessidades do corpo.

As xantonas, são sem dúvida nenhuma uma dádiva da natureza, pois estão entre as fitonutrientes com maior poder antioxidante que se conhece, dentro da classe dos polifenóis. E o mangostão consegue ser a maior fonte conhecida destes fitonutrientes.